Na Estrada com os Compositores "DIEGO KRAEMER"

21/04/2020

E a quinta parada do projeto "Sertanejo Hits RMC - Na Estrada com os Compositores" é no estado do Mato Grosso do Sul com o compositor Diego Kraemer

Foto: Divulgação

Diego Kraemer atualmente com 32 anos, é um Compositor e Diretor Musical, nascido em Ponta Porã- MS, que reside em São José do Rio Preto - SP. Atua no mercado da música à 11 anos, com quase 600 músicas gravadas por artistas de todo Brasil, e se destaca entre os maiores nomes da composição da nova geração da música brasileira.

Ele já compôs para grandes artistas do sertanejo como João Neto e Frederico, Maiara e Maraísa, Fernando e Sorocaba, Henrique e Juliano, Israel e Rodolffo, Edson e Hudson, Conrado e Aleksandro, Fiduma e Jeca, entre tantos outros.

Confiram a entrevista completa abaixo:

Sertanejo Hits RMC: Como surgiu seu interesse pela música e pelas composições?

Diego Kraemer: Primeiramente... Muito obrigado equipe do Sertanejo Hits RMC, é um prazer estar participando desse quadro de entrevista com vocês!

Desde muito novo, ainda criança, minha Mãe já reparava no meu despertar criativo, tudo que era relacionado a arte me prendia, eu fazia paródias engraçadas com músicas de sucesso, distraia meus colegas fazendo versões humoradas de músicas de sucesso, era sempre aquele aluno desatencioso que ficava escrevendo "poesias, versos e rimas" no caderno de matemática, vivia "no mundo da lua" me imaginando o vocalista da banda Engenheiros do Hawai, que as veias no pescoço chegavam saltar quando eu cantava "O papa é pop".

Diego Kraemer: Era sempre destaque na escola quando as matérias se tratavam de artes criativas(Pintura, Poemas, Redação).

Foi na minha adolescência, por volta de 2004 que a composição surgiu na minha vida. Minha primeira música composta, fiz pra uma menina que eu era apaixonado na minha sala, peguei meu violão, escrevi na última folha do caderno uma música intitulada com o nome dela(Gabriela) e cantei pra ela assim que tomei coragem, ela riu, virei piada (rsrsrs), mas dali em diante passei a escrever mais e mais, no ano seguinte montei uma banda(bem amadora) de Pop Rock com uns amigos do meu bairro, onde eu escrevia todas as músicas que a gente interpretava, a banda durou apenas 1 ano, mas rendeu bastante obras compostas!

Em 2008 conclui o ensino médio e fui estudar no interior de São Paulo, na cidade de Adamantina, meu curso de agrárias só ouvia sertanejo, foi ali que eu foquei em compor todos os dias enquanto eu não estava na sala estudando, meu campus era afastado da cidade, não tinha muito o que fazer nas horas vagas, a música virou meu passatempo/hobby, e fui aprimorando minhas habilidades na composição!

Sertanejo Hits RMC: Quais são as suas influências?

Diego Kraemer: Vários artistas e compositores me inspiraram pela "pegada criativa", o maior deles foi o Sorocaba(F&S), me identifiquei muito com a linha de raciocínio dele em compor músicas "pra cima e irreverentes" que falavam justamente o que eu estava vivendo naquela fase da minha formação, entre baladas, festas agropecuárias e curtição com a galera da época.

Foi aí que fortaleceu minha veia musical, a cada composição que eu fazia, a galera passava a dar valor no conteúdo que eu criava e incentivavam com comentários do tipo: "Caaaara, imagina essa música aí gravada por fulano de tal?, é sucesso hein", e cada dia mais eu me empenhava em acertar a música que me fizesse viver daquilo.

Sertanejo Hits RMC: Se recorda qual foi a sua primeira composição gravada e como se sentiu naquele momento?

Diego Kraemer: Minha primeira música gravada foi em 2010, pela dupla Fábio & Nando de Pacaembu-SP, a sensação que eu tive naquele momento foi de: validação!!! Foi a prova de que eu estava no caminho certo, que eu tinha o talento necessário pra viver daquele sonho que sempre me consumiu! Lembro que eu fui até os artistas e empresário, apresentei a música, eles adoraram e eu saí de lá com ela "fechada", por R$600,00 que pra mim era uma puta grana, pois eu não tinha obtido nenhum real da minha arte até então.

Voltei pra casa emocionado, não cabia em mim tanta felicidade e sentimento de realização, dever cumprido e motivação pra encaixar a próxima música. Agradeci muito a Deus por me honrar e por ter me proporcionado aquela oportunidade.

FORAGIDA

Sertanejo Hits RMC: Como foram abertas as portas para o seu trabalho?

Diego Kraemer: Eu nunca tive um padrinho, nem alguém que me apresentasse pro mercado musical ou abrisse portas pra eu encaixar minhas músicas, foi tudo conquistado na raça e ma minha determinação de vencer e viver da minha arte! Eu tive sim, um mentor que acreditou no meu trabalho e confiou seu projeto no meu talento e comprometimento, que foi o Fernando Paloni (LH&F), fizemos uma parceria! Assim que eu me formei e retornei pra minha cidade natal, ele me ligou e falou assim: "Mano, eu acredito em você como compositor, acho que aí em Ponta Porã, você não terá as mesmas oportunidades que terá aqui com a gente(Eu e meu irmão), volta pra cá, a gente ajeita um lugar pra você ficar e você compõe pro nosso próximo projeto". 

Achei aquele convite uma grande oportunidade de me aproximar do meu objetivo como autor e trabalhar com que mais amava na vida, a música! Voltei pra Adamantina, assinei todas as faixas do DVD da dupla gravado em São Paulo, no AlphaVille com produção do Dudu Borges e participação de grandes nomes como Marcos & Belutti, Munhoz & Mariano, Michel Teló e Bruninho & Davi. A partir dali eu pude experimentar o gosto de ter um trabalho de expressão e visibilidade que me fez consolidar ainda mais meu nome no mercado musical, ganhando notoriedade e valorização no meio.

ESTELIONATÁRIA

CAIPIRA MEMO

BOMBA RELÓGIO

SÃO FRANCISCO

Sertanejo Hits RMC: Você tem músicas gravadas por diversos artistas. Tem alguma delas que considera mais importante pra você?

Diego Kraemer: Todas as minhas composições são importantes pra mim, todas elas marcaram um momento especial na minha vida, existem as que se destacam por repercussão, outras por revelarem artistas pro cenário musical, outras por ter marcado uma fase muito foda na minha vida! Posso citar algumas que me fizeram viver e vivenciar momentos únicos como:

Sou Teu - Inimigos da HP, música gravada e trabalhada por eles em 2011, uma obra especial por ser meu primeiro pagode gravado, por esse grupo que eu sempre fui muito fã, os via no Faustão e jamais imaginaria que um dia eu seria compositor de uma música gravada por eles, quem dirá mais 2 que eles gravaram e trabalharam minha (Foi Natural e GIN)!

Halls Preto - Conrado & Aleksandro: Essa obra gravada no DVD de Maringá em 2012, me marcou muito pela repercussão que gerou na época, eles a trabalharam e ela alavancou ainda mais a carreira do C&A, fora que quando eu escutei a força do público cantando ela em alguns shows arrepiou forte, fora essa música eles já trabalharam outras obras de minha autoria como: Chorando mamado/ To tortinho/ Festinha particular/ Carro 93/ Tereré e narguilé/ Disco de modão entre outras.

Tá Soltinha - Thiago Brava part. Cristiano Araujo e Mr. Catra, gravada no DVD de Goiânia em 2013, Um dos primeiros FunkNejo que alcançou repercussão nacional, o Thiago Brava já gravou umas 10 obras minhas, foi uma fase que abriu as portas de Goiânia pro meu trabalho e reconhecimento profissional e eu pude conhecer pessoas incríveis como o Cristiano.

Jesus Apaga a Luz - Henrique & Juliano, gravada em 2014 no DVD de Brasília, foi uma experiência muito gratificante receber o convite do Henrique pra subir pra Goiânia e poder colaborar com o repertório deles(Pra mim o melhor), e posteriormente ter outras obras gravadas por eles.

Anjo Chapadex - Fiduma & Jeca, gravada em 2014, no primeiro repertório deles, foi a música que revelou eles pro cenário musical, e até hoje é uma das obras mais cantadas pelo público nos shows, dentro desses 6 anos de carreira da dupla, tenho 14 obras gravadas, inclusive: Que susto/ 99%/ Chifre Detox/ Grama verde/ Bebo lembrando dela/ É hoje que eu chego amanhã/ Eu, o peixe, o cachorro e o gato.

Dou Trabalho, mas não Traio - Fernando & Sorocaba, ter uma obra gravada por um cara que sempre me inspirou na composição, foi sem sombras de dúvidas uma sensação única! Posteriormente o conhecer e ter a amizade dele foi muito legal! Ele é um cara de uma energia muito positiva.

Casa Mobiliada - Israel & Rodolffo part. Edson & Hudson, essa foi um divisor de águas na minha carreira, primeiro porque eu me tornei conhecido como compositor de obras irreverentes, vaneiras bem humoradas, músicas com duplo sentido e etc. De repente Deus me proporciona uma obra desse calibre, com um grau de romantismo que me fez entender que quando a gente ama o que faz, o resultado não segue regras ou rótulos, música boa é música boa e ponto final, e essa eu tenho um carinho especial que sem sombras de dúvidas está ali no pódio de melhores músicas que já compus.

Vô / 4 Patas - Alex Fava, essas duas obras tiveram como objetivo despertar no público ouvinte a conscientização da importância e cuidado com os idosos e os animais, foram obras feitas sob-encomenda pro (Projeto Consciência) que o Artista desenvolveu e que foi muito bem abraçado por toda mídia/ rádio e o público em geral.

Tijolada - Cezar & Paulinho part. Zé Neto & Cristiano. Essa além de ser uma obra gravada e trabalhada por dois ícones da música sertaneja que meus Avós, Pais e Eu somos muito fãs, eu tive o imenso privilégio de ter como participação outros caras que eu admiro de mais e acompanho desde o início da carreira! Alegro em dose dupla, me sinto honrado em colaborar com o sucesso tão longo na vida do Cezar & Paulinho e ter uma obra que proporcionou a eles estarem no topo das paradas após 40 anos de carreira.

Sertanejo Hits RMC: Quais as dificuldades/desafios que você vê em ser uma compositor nos dias atuais?

Diego Kraemer: Acredito que hoje esteja até mais fácil pro compositor obter visibilidade e conseguir encaixar sua obra, uma que a acessibilidade aos artistas está muito maior, hoje existem audições promovidas pelos produtores, escritórios e artistas, abertas aos autores para mostrar suas obras, coisa que na época que comecei minha carreira, era muito mais restrito!

Graças as redes sociais e aos holofotes dando um foco maior aos autores, nossa classe ganhou bastante força nos últimos anos. Claro que é indispensável que o autor crie suas próprias oportunidades para obter êxitos, sejam determinados em evoluir dia após dia desenvolvendo suas habilidades de compor, estudando o mercado, se desenvolvendo profissionalmente, criando obras comerciais e atrativas para competir nesse mercado sem muito espaço pra amadores. A composição é o nosso produto e tem que estar bem apresentável, com guias boas. O autor tem que estar preparado pra vender sua obra, com técnicas de venda e postura profissional.

O novo compositor tem uma vantagem muito grande que muitos como eu não tiveram, hoje está praticamente tudo disponível, o acesso as informações, conteúdo grátis pra autores, dicas de compositores renomados que praticamente encurtam metade do caminho explicando como fizeram para chegar até aqui! Eu por exemplo criei uma série de podcasts totalmente gratuito onde esclareço de forma bem descontraída, vários "macetes e atalhos" que os novos compositores podem acessar facilmente, obter conhecimento e colocá-los em prática, depende somente deles darem foco em seu sonho! Uma coisa é certa, ninguém vai te levar ao sucesso da noite pro dia, somos todos concorrentes queira ou não, o que o levará ao sucesso profissional é somente sua determinação e foco. Depende somente dele, não tem nada a ver com sorte, é a meritocracia que o tornará um compositor de sucesso!

Para se manter atuante no mercado devemos nos atualizar a todo momento, mais difícil que chegar, é permanecer! A competitividade é muito grande, isso é ótimo e ruim ao mesmo tempo, ótimo pra quem busca evoluir sua arte e tem espírito competitivo, e ruim pra quem se permite desmotivar(o que acontece com muitos que vi ficando pra trás nesse trajeto que percorri).

A música é super consumida pelo publico, tem espaço pra todos, mas, não basta apenas ter talento na composição, vai muito além disso, o compositor tem que ter variadas habilidades, como por exemplo: uma boa apresentação, comunicação comercial, técnicas de venda, carisma pra se relacionar, bom senso em: saber onde entrar/como entrar/como abordar/momento de sair, entre outros quesitos básicos que cada um desenvolve na prática!

Sertanejo Hits RMC: Você acha que compor é um dom ou um talento que você adquire com o tempo?

Diego Kraemer: Pra você ser feliz fazendo o que ama, você tem que ter paixão e vocação por aquilo, o Dom é um dote natural que nasce com a pessoa, é algo que vem de dentro, que fala mais forte no coração!

É preciso ser criativo pra compor. Se você ama música e deseja ser compositor, de duas, uma:

Ou você tem talento nato e não sente grandes dificuldades pra criar letras/rimas/melodías enfim... A música, e vai aprimorar cada dia mais com a prática seu dom de compor, até se tornar um profissional.

Ou você é muito esforçado e vai se dedicar até alcançar excelência naquilo que se propôs fazer, superando suas dificuldades, estudando todos os elementos de criação da obra, aprimorando com a prática suas habilidades, até se tornar também um compositor profissional.

Eu sinceramente acredito que qualquer um que deseja muito algo, é capaz de realizar seu sonho! Não só na música, em todas as áreas! Pois Deus nos deu capacidade e inteligência pra criar coisas que de milhares de anos pra cá nem existia! Vai depender somente do indivíduo que se determina executar seus objetivos com maestria!

Tem espaço pros talentosos e pros esforçados, o que o faz atravessar a linha de chegada ao pódio, é somente a determinação!

Sertanejo Hits RMC: Qual mensagem pretende passar com as músicas de sua autoria?

Diego Kraemer: Quem acompanha meu trabalho sabe que me destaquei no mercado musical através da linha irreverente de composição!

Minha missão com a arte sempre foi fazer com que o público se identificasse e se divertisse com minhas criações. Até quando componho obras de "sofrência" busco resultar a mensagem da obra de que "estou melhor agora" ou fazer com que o ritmo e melodia seja "pra cima", passando aquela sensação de "volta por cima", "bora curtir essa fossa com estilo" haha! Meu propósito é esse! levar alegria ao público ouvinte, marcar os melhores momentos de nossas vidas, a fase escolar, nos momentos de resenha com a turma, à universitária, de curtir os rolês, barzinhos e pegação! Até o público mais maduro/casais que apreciam um conteúdo mais elaborado, com roteiro mais rico e etc!

Me comprometi em compor seguindo a contramão do que todos geralmente buscam fazer, sou fascinado em originalidade, as vezes penso que poderia estar até melhor posicionado entre os autores, caso me sujeitasse a seguir o bonde! Mas me realizo assim, cada um enxerga o sucesso de uma forma, alguns pela quantidade, outros pela qualidade, alguns pela receita gorda no final do trimestre, outros pelo reconhecimento e diferencial, eu sigo a mesma linha de composição de quando me descobri como autor! Minha verdade, minha preocupação de nunca fazer nada parecido com o que já tenham feito, mas deixando pouco a pouco a minha identidade criativa nas obras que componho. Me vejo muito longe ainda de onde almejo chegar, porém, posso demorar um pouco mais, não tem problema! Desde que eu curta bastante todo o trajeto até lá!

Quero que as pessoas quando escutarem minhas obras de forma aleatória, reflitam mais ou menos assim "O que esse cara estava pensando quando compôs essa música?", "A história dessa música me fez viajar", "Passou um filme na minha cabeça, enquanto eu ouvia", "Essa música conta a minha história" e etc.

Sertanejo Hits RMC: Como você se define? Ou uma frase que possa lhe definir?

Diego Kraemer: Diferente - eu nunca me senti normal, ou sei lá, parecido com os outros! Sempre tive medo de pertencer a maioria. Não é que eu queira me parecer diferente(Não é isso), é que pra mim, ser normal é o mesmo que ser morno, eu prefiro os extremos, ou eu estou num momento frio, ou fervendo, e é na música que eu encontro meu equilíbrio físico, mental e espiritual. Quando eu componho eu me liberto, quando eu fico sem compor por muito tempo, eu me torno difícil de lidar! Chato, um tanto grosseiro, inquieto, entediado... isso tudo não por mal, mas, energia acumulada não me faz bem! Sou muito ativo, minha cabeça funciona a mil, e é fazendo música que consigo me expressar da melhor forma!

Sertanejo Hits RMC: Como você define a música em sua vida? Ou uma frase que possa definir música?

Diego Kraemer: Segundo a teoria dos 4 elementos, não existe vida sem terra, água, ar e fogo né? A música pra mim é o quinto elemento da vida... sem a minha arte eu só estaria vivo, e não vivendo!

Sertanejo Hits RMC: Qual a importância das guias nesse processo de composição?

Diego Kraemer: É fundamental que a Guia seja do melhor nível possível pra ser apresentada.

Todos nós temos a obrigação de vender um produto atrativo, caso contrário seu cliente vai comprar do concorrente!

A guia não precisa estar necessariamente super produzida, com super arranjos e efeitos etc. Porém é necessário que esteja passando a mensagem clara do conteúdo da obra! Um violão bem tocado, melodia redondinha, uma interpretação clara com boa dicção despertando todo aquele sentimento que causará interesse no artista/empresário e produtor de gravar sua obra!

Já tive músicas que foram gravadas com guias somente violão e voz gravada no iPhone, outras que fechei com guias produzidas e já mostrei pessoalmente voz e violão composições que conquistaram os artistas pela energia foda da apresentação.

Não existe uma regra específica, aliás, existe uma: A música tem que ser BOOOOOA, quando a moda é boa, quebra todas as barreiras, imagina então se ela for bem apresentada!

Sertanejo Hits RMC: Quais suas inspirações no momento de compor uma canção?

Diego Kraemer: Existem variadas formas de começar uma composição, as vezes busco alguns temas / memes / ditos populares / bordões e etc., outros vezes quando estou compondo com outros parceiros de caneta, iniciamos um bate papo, discutindo sobre a construção de um cenário e roteiro pra história a ser escrita, e nesse meio tempo os "bordões" passam a ser inseridos em seguida, já aconteceu de alguém soltar uma frase genial que eu adaptei pra música. Não existe uma fórmula específica que lhe fará compor uma música! Existem muitos caminhos! Com o passar do tempo e prática, você perceberá que, só o fato de sentar focado em compor e deixar a inspiração fluir, resultará em música!

Sertanejo Hits RMC: Qual seu estilo de composição?

Diego Kraemer: Minha veia de composição é a linha irreverente, músicas pra cima, é onde tenho motivação instantânea pra compor, mas já obtive bastante êxitos com músicas românticas também, tenho música de todos os estilos gravadas, inclusive em outros gêneros musicais como o pagode, pop, funk e etc.

Sertanejo Hits RMC: Quando tem certeza que a sua composição é um sucesso/hit?

Diego Kraemer: Esse é um assunto interessante a ser discutido! Somente quem pode afirmar que uma música é HIT, é Deus e o público. Antes de ser lançada não existe HIT! tão simples e certo como 1+1 = 2.

Já tive obras que apostei que seria um HIT e de repente nem fazia tanto barulho, outras que eu nem dava tanta "moral", foi gravada e se tornou uma das músicas mais executadas da minha carreira! Claro que a gente sente quando finaliza uma música com potencial de ser um sucesso, um prospecto HIT, compositor sente quando acerta a mão, mas a confirmação só vem após a música ser lançada e aprovada pelo público, caindo no gosto da galera, "subindo pras cabeças", se tornando forte nas execuções públicas e etc! Aí pode correr pro abraço que o ECAD vai vir pesado haha!

Sertanejo Hits RMC: Você prefere a composição solo ou em grupo de compositores?

Diego Kraemer: Prefiro compor com parceiros. Acho muito legal dividir ideias, compartilhar inspiração e criatividade, aumentar meu círculo de relacionamento e tomar um Tereré com os amigos embaixo de uma árvore enquanto compomos as modas!

Comecei compondo sozinho, já tive vários parceiros de composição, mas volta e meia gosto de mexer algumas coisas "minhas", fazer algo alternativo que sei que sozinho desenvolvo melhor minhas loucuras.

Sertanejo Hits RMC: Você acha essencial compor com outros parceiros?

Diego Kraemer: Não acho essencial, porém existe a possibilidade de uma troca, aprendizado e ensinamento, é uma experiência boa estar ali desfrutamento momentos descontraídos em prol da criação, sem contar que uma vez que seu parceiro de composição também tem certa influência no mercado musical, as chances de ter suas obras encaixadas aumentam!

Sertanejo Hits RMC: Você acha que é importante ouvir as outras pessoas/opiniões?

Diego Kraemer: É de suma importância ouvir opiniões, saber aceitar, absorver críticas construtivas e também, saber identificar a diferença de feedback pra fodeback!

Tem muita gente que fala fala e não diz nada, assim como tem gente que torce por você e deve ter suas observações consideradas!

Em relação a composição em grupo, ouvir é tão importante quanto falar, todas as ideias devem ser analisadas para integrar os melhores trechos na criação da obra.

Sertanejo Hits RMC: Você realiza algum tipo de trabalho e consultoria referente a composição?

Diego Kraemer: Sim, presto um serviço completo à classe artística, com composições, estudo de mercado, levantamento de dados, criação de projeto, montagem de repertório e direção musical à 8 anos.

Sertanejo Hits RMC: Já houve alguma situação inusitada que o inspirou a criar um tema ou no momento de criar uma música?

Diego Kraemer: Sim, sem dúvidas! Sem entrar em muitos detalhes, a música "Halls Preto" foi uma situação que mereceu uma música, de tão inusitada que foi!

Outra situação que inspirou a composição da música "Que susto" foi o casamento do Tiago meu parceiro na criação da obra, fizemos ela bem na véspera do casamento, ele me chamou pra padrinho e eu iniciei a música e finalizei posteriormente com ele.

Teve outras também, porém, essas foram as mais marcantes!

QUE SUSTO

Sertanejo Hits RMC: Você acha que o reconhecimento dos compositores hoje no mercado e para o público em si é justo?

Diego Kraemer: Não tenho dúvidas disso, o reconhecimento do nosso trabalho tem ganho muita visibilidade nos últimos anos e está crescendo cada dia mais, as redes sociais e os próprios artistas tem feito com que o reconhecimento cresça!

E o público mais interessado acaba se aprofundando na carreira de seus ídolos e acaba chegando consequentemente no autor de suas obras, muitas das fãs dos artistas que já gravaram obras minhas, também me seguem e passam a admirar e acompanhar o meu trabalho no aspecto geral, é muito gratificante isso!


📝 CONFIRAM OUTRAS MÚSICAS DE DIEGO KRAEMER

BAGUNÇA ARRUMADA

PODE ISSO PRODUÇÃO

SAUDADE QUE FALA

RECÉM ABANDONADO

TÔ POUCO ME LIXANDO

TÁ PROCURANDO SEU ROMEU

GIN

Ô MÃE

CHORANDO MAMADO

JÁ PEGOU, PEGUEI

99%

SIGNOS

CARRO 93

FOI NATURAL


Para saber um pouco mais sobre ele, acessem duas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/Diego-Kraemer-105838157631870/

Instagram: https://www.instagram.com/diegokraemer/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCH5wTtzEnmCtj_eBLhKRhQA

E-mail: contatodiegokraemer@hotmail.com