Na Estrada com os Compositores: "JUNIOR GOMES"

07/03/2019

E a segunda parada do projeto "Sertanejo Hits RMC - Na Estrada com os Compositores" é no estado do Ceará com o compositor Junior Gomes

      Foto: Divulgação     

Junior Gomes é um compositor natural de Quixeramobim - CE que hoje reside em Goiânia - GO, que iniciou muito novo na música e com todo seu talento e humildade suas composições chegarem às rádios por meio do forró, e foi aí que despertou interesse de grandes artistas de outros estilos, em especial do sertanejo.

O cearense Júnior Gomes de amante da música passou a ter músicas cantadas pelos maiores nomes da música sertaneja da atualidade, como Bruno & Marrone, Henrique & Juliano, Zé Neto e Cristiano, Felipe Araújo, Marcos & Belutti, Marília Mendonça, Fernando & Sorocaba, Gustavo Lima entre outros artistas. Sendo hoje um dos compositores mais requisitados do forró e sertanejo, e dominando as rádios brasileiras.

Ele é um dos cinco integrantes do #SeuHit, grupo que reúne jovens compositores, e deu destaque nacional para o trabalho dele. Também conhecidos como Meninos do Nordeste, ao lado de Júnior Gomes estão Vinicius Poeta, Vine Show, Benício Neto e Renno Poeta. Todo esse talento somado é sonho realizado.

Confiram a entrevista completa abaixo:

Sertanejo Hits RMC: Como iniciou sua carreira e surgiu seu interesse pela música e pelas composições? Quais suas influências?

Junior Gomes: Minha carreira surgiu desde pequeno que eu toco violão, meu pai é um repentista nordestino de uma cidadezinha pequena do Ceará, toca aquela viola sertaneja, e desde pequeno eu via meu pai tocar viola e através disso eu comecei a aprender a tocar violão e fui para Fortaleza com 18 anos, mais ou menos em 2008, até que em 2011 eu fiz uma composição e mandei por brincadeira para uma banda que gravou, uma banda de forró lá do Ceará, e aí surgiu a ideia de viver disso. Até então eu gostava de compor só por brincadeira e tocar o violão também por brincadeira. A minha influência é meu pai, desde pequeno eu ficava vendo ele tocar viola e tentando me ensinar, uma influência muito boa para mim.

JUNIOR GOMES NO DIÁRIO DO NORDESTE

Sertanejo Hits RMC: Se recorda qual foi a sua primeira composição gravada e como se sentiu nesse momento?

Junior Gomes: Me recordo muito, em meados de 2011 gravei com uma banda chamada Forró Pop, uma banda pequena que hoje em dia nem existe mais lá no Ceará, o nome da música era "Vou beber que amar tá difícil", foi um momento único, eu não imaginava gravar com ninguém, mandei aquela música por brincadeira e eu já compunha desde pequeno mas sem nenhum interesse, nem imaginava que ia ser compositor nessa época, quando eu gravei foi um momento ímpar, ver aquilo acontecer, despertou dentro de mim e me fez ver que eu tinha dom e foi a partir desse momento que me deu vontade de ser compositor e que comecei compor cada vez mais e gravar posteriormente.

VOU BEBER QUE AMAR TA DIFÍCIL

Compositor: Junior Gomes

Sertanejo Hits RMC: Você tem músicas gravadas por diversos artistas. Tem alguma delas que considera mais importante pra você?

Junior Gomes: Sim, eu tenho mais de 300 músicas gravadas e tem alguns artistas que são muito importantes como Wesley Safadão que foi um artista dos grandes que foi o primeiro em acreditar em mim, e é o artista que eu mais gravei até hoje, tenho com ele em torno de 20 músicas, e outra muito importante é a Marília Mendonça que ajudou a trazer a gente pro sertanejo, pois até então eu era compositor apenas de forró e a Marília descobriu a gente e nos apresentou para todos os produtores do sertanejo quase todos aqui de Goiânia e de São Paulo, e a partir dessa ajuda dela, lógico que ela também gravou muita musica da gente no primeiro repertório dela, cerca de 4 a 5 musicas, e hoje tem cerca de 12 musicas gravadas. Então Marília e Safadão são muito importantes pra mim.

AR CONDICIONADO NO 15

Compositores: Renno / Vine Show / Junior Gomes

SEM SAL

Compositores: Benício Neto/ Vinicius Poeta/ Junior Gomes/ Vine Show/ Renno

Sertanejo Hits RMC: Quais as dificuldades e desafios que você vê em ser um compositor nos dias atuais?

Junior Gomes: A dificuldade maior acredito que para os compositores iniciantes é o contato, para mim hoje eu graças a Deus não tenho mais essa dificuldade, mas vejo muito isso através dos outros compositores iniciantes, passam e repassam pra mim pois ainda tenho muitos amigos que estão começando, e a dificuldade é o contato, conseguir contato de artista, como chegar no artista, existem muitas barreiras para chegar nos produtores; Acredito que o maior problema é esse, e graças a Deus depois de muitos anos de batalha com relação a isso estou muito tranquilo, hoje consigo entrar em contato com os produtores e eles comigo, mas mesmo assim existem desafios, inclusive artistas que eu ainda não consegui gravar mas isso logo logo a gente consegue vencer.

Sertanejo Hits RMC: Você acha que compor é um dom ou um talento que você adquire com o tempo?

Junior Gomes: Acho que compor é um dom, para mim não existe a opção de uma pessoa que é de outra área dizer "A partir de agora eu vou ser compositor", eu não vejo composição desse jeito, para mim composição é um dom que você já nasce com ele, as vezes você demora a enxergar que você tem esse dom, pode descobrir lá com 22 anos de idade, 23, 25, 30, 40, sei lá mas é um dom que Deus lhe manda.

Sertanejo Hits RMC: Como você se define?

Junior Gomes: Tem uma frase que inclusive fiz uma tatuagem com isso que é "Além da música", é justamente isso eu tento além de ser compositor eu tento ser uma pessoa que trabalhei pra conquistar meus objetivos de forma muito responsável com caráter, humildade e tento sempre ser uma pessoa além da música, eu não quero só gravar com o artista, eu tento ser amigo do artista e graças a Deus estou pro oitavo ano de profissional e me defino justamente nessa frase, a música a gente trabalha muito bem mas não é fácil ser além da música, ser uma pessoa que aonde eu chego todo mundo fala bem, meu trabalho principal é esse.

Sertanejo Hits RMC: Como você define a música em sua vida?

Junior Gomes: A música pra mim é o meu maior sonho, eu batalhei muito e desde pequeno eu tinha esse sonho, e hoje eu já tenho tantos sonhos realizados por causa da música, eu sou um cara muito realizado, para mim a música é tudo, é um sonho realizado, Deus foi muito incrível em me dar esse dom e conquistar tudo que eu conquistei por causa da música foi incrível.

Sertanejo Hits RMC: Para você o que é a arte da criação? Como surgem as composições? Tem alguma dica pra quem está começando nesse meio?

Junior Gomes: A arte da criação faz parte do dom, não acho que tenha muito segredo, mas eu costumo trabalhar muito, a gente com a "Seu Hit" que é a equipe formada por mim, Vinícius Poeta, Vine Show, Renno Poeta e Benício Neto, a gente trabalha muito na linguagem do povo. Acredito que isso até é uma dica muito boa, eu estudo muito a linguagem do povo, muito repertório, as vezes repertório que eu não entro eu baixo ele inteiro, pego meu violão e as notas de cada música para poder entender o que foi que aqueles compositores fizeram que eu não fiz para entrar naquele repertório, então eu estudo muito, olho as redes sociais e vejo o que o povo está postando, as vezes tem hasttags que o povo posta que podem virar música, como eu mesmo fiz com "Notificação Preferida", "Quem Pegou Pegou", tudo isso era hasttag que eu vi a galera postando e tentei fazer a música na linguagem do povo.

NOTIFICAÇÃO PREFERIDA

Compositores: Júnior Gomes / Vine Show / Thiago Alves / Samuel Alves

QUEM PEGOU PEGOU

Compositores: Junior Gomes / Vine Show / Vinicius Poeta / Benício Neto / Renno Poeta

Sertanejo Hits RMC: Qual o verdadeiro motivo de escrever as músicas?

Junior Gomes: Eu componho por sentimento, tanto meu do que eu estou passando e principalmente do que eu vejo o povo passando, vejo a galera postando nas redes sociais "esse momento é da sofrência, esse momento é de fazer música de balada", então é sentimento e não deixa de ser.

Sertanejo Hits RMC: O que acha do momento atual da música sertaneja? O que você vê de diferente nas músicas que eram criadas antigamente com as mais atuais?

Junior Gomes: Acho um momento maravilhoso, o mercado deu uma virada de dois anos pra cá que as músicas deram uma melhorada em letra, as letras estão sendo mais elaboradas sem falar tanto palavrão graças a Deus, eu vejo um ótimo momento do sertanejo, um momento muito bom, músicas bem elaboradas e ritmos gostosos como a bachata que chegou muito forte no Brasil e vejo que não vai sair tão cedo, eu vejo um omento atual muito incrível. A diferença são as sacadas, músicas que falam de amor/sentimento, na minha opinião um dos melhores momentos da música sertaneja nos últimos 10 anos.

Sertanejo Hits RMC: Você acha que o reconhecimento dos compositores hoje no mercado e para o público em si é justo?

Junior Gomes: Acredito que sim, o compositor nos últimos anos com as redes sociais, inclusive eu batalhei muito para isso, hoje tem até compositor que é tão "famoso" quanto alguns artistas, hoje compositor tem fã clube, tem muita coisa que alguns artistas menores não tem, acredito que o mercado do compositor já é muito reconhecido pelo menos para o público, melhorou muito e percebi principalmente no mercado sertanejo que os cantores estão se empenhando em ajudar um pouco mais, claro ainda tem muita coisa que pode ser melhorada, mas no contexto geral hoje o compositor já tem um reconhecimento bem maior do que antes.

Sertanejo Hits RMC: Quais seus projetos e objetivos futuros? O que podemos esperar para 2019?

Junior Gomes: Espero muita coisa, venho trabalhando arduamente desde o começo do ano e acredito que vai ser um ano muito incrível, muitos lançamentos, não posso falar ainda os artistas, mas já tem até alguns que eu posso falar como agora pro pós carnaval tem lançamento com Wesley Safadão, Thaeme e Thiago, Maria Cecília e Rodolfo, então vem muitas novidades aí, 2019 pode esperar do Junior Gomes um ano de muito sucesso novamente se Deus quiser.



📝 CONFIRAM OUTRAS MÚSICAS DE JUNIOR GOMES

ZÉ DA RECAÍDA

Compositores: Junior Gomes / Ricardo Vismarck / Ronael / Murilo Huff

TIJOLINHO POR TIJOLINHO

Compositores: Junior Gomes / Vinicius Poeta / Daniel Caon

EU QUERO VER

Compositores: Junior Angelim / Os Parazim / Junior Gomes / Vine Show

DISK RECAÍDA

Compositores: Thales Lessa / Vine Show / Junior Gomes / Philipe Pancadinha / Victor Hugo

SUA MELHOR VERSÃO

Compositores: Vine Show / Junior Gomes / Vinicius Poeta / Renno

CACHAÇA E NUTELLA

Compositores: Luiz Henrique Paloni / Vine Show / Junior Gomes / 3 Sons / Direto ao Autor

6 GRAUS ABAIXO DE ZERO

Compositores: Vinícius Poeta / Junior Gomes / Benicio Neto.

SOLTEIRO APAIXONADO

Compositores: Vinicius Poeta, Vine Show, Renno, Junior Gomes.

Além desses sucessos ele já compôs para nomes como Gabriel Diniz, Lucas Lucco, Xand Aviões, Michel Teló, Jefferson Moraes, Fred e Gustavo, Naiara Azevedo, Edson e Hudson, Mano Walter, Márcia Fellipe, Day e Lara, Cesar Menotti e Fabiano e muito mais.

Para saber um pouco mais sobre ele, acessem suas redes sociais:

Site: https://juniorgomes.com/

Facebook: facebook.com/jrgomescompositor

Instagram: @juniorgomes

Youtube: https://www.youtube.com/user/jrgomescompositor

Playlist Spotify: https://open.spotify.com/playlist/5WEPwXAgKtDevFVnVZmYk9?si=g_2gCv-TQn6XgSey6zuaaA

E-Mail: contato@juniorgomes.com